Em 28 de abril, data de hoje (quarta-feira), foi instituído o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Spread the love

Em 28 de abril, data de hoje (quarta-feira), foi instituído o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Com o objetivo de homenagear esses trabalhadores e conscientizar a sociedade sobre a importância do tema, o Cristo Redentor receberá uma iluminação especial na cor verde nesta quarta-feira (28/4), das 19h às 20h. A iniciativa faz parte das atividades do Abril Verde e é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (TRT/RJ), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Cristo Redentor.

De acordo com o gestor regional de primeiro grau do Programa Trabalho Seguro, o juiz do trabalho Marcos Dias de Castro, a iluminação do símbolo máximo do estado do Rio de Janeiro é de extrema importância para chamar a atenção da sociedade civil para a campanha Abril Verde e também para as ações voltadas à saúde do trabalhador e à prevenção dos acidentes de trabalho. “Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, nosso estado ocupa o nada honroso sexto lugar no ranking de números absolutos de acidentes de trabalho no Brasil. De 2012 a 2020, totalizamos 369.253 eventos. Sofrem os trabalhadores e suas famílias, mas também toda a sociedade civil, tanto do ponto de vista econômico como social. Temos que mudar esse rumo, pois o trabalho é meio de subsistência e não de morte”, alertou o magistrado.

Ainda segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho (link para outro sítio), a cada 50 segundos, um acidente de trabalho é notificado em nosso país.  Além disso, a cada três horas e 51 minutos, um trabalhador perde sua vida enquanto trabalha. No período de 2012 a 2020, mais de 21 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.

Este ano, o Observatório também traz um mapeamento preliminar das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e dos afastamentos relacionados à covid-19, que ocorreram em 2020: foram registradas 21 mil comunicações de acidente de trabalho e 51 mil afastamentos com casos de covid-19.

Saiba mais

O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O mês de abril foi escolhido por concentrar duas importantes datas: o dia 28 (de homenagem às vítimas de acidentes) e o dia 7 (data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde).

Em razão da pandemia mundial de covid-19, as ações e eventos do Abril Verde são destinados a chamar a atenção da sociedade para a importância da proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores de atividades essenciais, em especial, dos profissionais da saúde, que seguem em seus postos de trabalho atendendo à sociedade no enfrentamento das graves consequências dessa doença.

Fonte: TRT 1 e informações do MPT-RJ

Pesquise mais Aqui

Deixe um comentário